CBENEFImage

CBENEF: CAMPO AGORA OBRIGATÓRIO, NO PARANÁ (NF-E E NFC-E)

Desde a divulgação da Nota Técnica 2016.002, foi apresentado o campo Código Específico de Benefício Fiscal, identificado pela tag “cBenef“. A princípio, não havia instruções específicas para preenchimento deste campo na NT. Deste modo, cada Sefaz tem autonomia para estabelecer seus códigos e prazos de obrigatoriedade conforme preferir.

Já no dia 12 de julho de 2018, foi publicada a Norma de Procedimento Fiscal CRE Nº53. Uma norma que estabelece a obrigatoriedade de preenchimento do “cBenef” na NF-e e NFC-e para os emitentes do Paraná. Algo que não afeta os optantes pela Simples Nacional.

Mas então, quando o preenchimento do campo “cBenef” será obrigatório?

A princípio, os prazos para inserção do campo “cBenef” na NF-e e na NFC-e eram diferentes:

  • NF-e: 3 de setembro de 2018
  • NFC-e: 5 de novembro de 2018

No entanto, no dia 13 de agosto, foi publicada a Norma de Procedimento Fiscal CRE Nº 60. Assim, o prazo de obrigatoriedade de preenchimento do “cBenef” na NF-e foi prorrogado para a mesma data da NFC-e. O cronograma atualizado ficou assim:

  • NF-e: 5 de novembro de 2018
  • NFC-e: 5 de novembro de 2018

Como preencher o campo “cBenef”?

Para preencher o campo “cBenef”, o emitente deve consultar uma tabela identificada como “5.2.TABELA DE INFORMAÇÕES ADICIONAIS DA APURAÇÃO – VALORES DECLARATÓRIOS”. Esta tabela pode ser encontrada no portal do SPED Paraná.

Deixe um comentário